Poupem vosso tempo.
Encontramos o apartamento que atendia ao que buscávamos através do ZAP Aluguéis, que nos direcionou à imobiliária Imóveis Exclusivos.
Agendamos a visita, e antes mesmo de visitar o apartamento o corretor nos recomentou pagar a reserva para ter prioridade na locação.
Não depositamos a reserva inicialmente por não conhecer a empresa e porque não nos enviaram qualquer tipo de documento com o procedimentos de reserva, além disso os dados bancários que eles fornecem é de uma "Gráfica", achamos estranho.
Após a visita, nos sentimos seguros, fizemos a reserva e enviamos nossa proposta.
A resposta da imobiliária veio em oito dias, com uma contraproposta da proprietária.
Neste dia nos solicitaram a relação de documentos dos Locatários e do Fiador.
A partir deste dia começaram a trocar mensagens diversas vezes ao dia cobrando documentação. Viemos a saber por eles que havia um outro proponente com a documentação aprovada, e por isso precisavam de agilidade para envio e aprovação dos documentos.
Apesar da pressão descabida, como o apartamento atendia perfeitamente ao que buscávamos, providenciei a documentação no mesmo dia.
Nossos documentos como locatário foram aprovados mas de nosso fiador, apesar de ter imóveis como garantia, não.
Neste momento começou a falar comigo o "Gestor de Negócios" da Imóveis Exclusivos.
Ele me informou que não daria tempo de buscar outro Fiador e que a única alternativa para eu não perder a locação seria contratar uma Carta Fiança, e segundo ele, eu poderia substituir pelo fiador a qualquer momento, em caso de aceite do proprietário.
Eles não respeitaram um prazo mínimo para que fosse providenciado outro fiador.
O stress já estava gerado e nossa expectativa indo por água abaixo, aceitei que ele fizesse a consulta pela carta fiança, que acresceria R$432,00 por mês, e pedi para seguir adiante pois não queria perder minha prioridade.
O Gestor de Negócios chegou a me informar que a segunda proposta estava R$100,00 melhor que a minha (que já havia sido aprovada pela proprietária e formalizada através de intenção de locação) e que o "departamento jurídico" o estava pressionando para fechar com a segunda proposta, que estava certa e melhor.
Depois disso, ele veio com a história de que a proprietária queria alugar por apenas 12 meses (o que deixaria a locação praticamente inviável), e neste momento eu já não sabia se acreditava no que ele falava ou se queria apenas me fazer desistir da locação.
O ponto final ocorreu ontem (apenas 2 dias úteis após enviar a primeira leva de documentos), quando pedi para substituir minha proposta de Carta Fiança para Fiador, pois o jurídico deles informou que é mais vantajoso para o proprietário ter Carta Fiança, e que não era garantida a troca posterior para Fiador. O Gestor de Negócios informou que não daria o prazo devido à outra proposta garantida que eles tinham.
Resultado: Perdi a locação. E como se não bastasse eu tive que ligar pra eles solicitando o valor que depositei para reserva.
Por trabalharem com imóveis exclusivos, o atendimento deveria ser diferenciado, mas pelo contrário, conduzem tratativas em paralelo e te tratam como mais um cliente qualquer.